logo ti com icon

Documento API
de Integração

Abaixo segue as informações sobre o funcionamento da
integração via API da plataforma ChatHub com
demais aplicações.

INTRODUÇÃO

Nós não temos WEBHOOKS ou API. Não é possível enviar mensagens sem que o contato solicite algo. 
Nossa integração é feita através dos menus do bot. A resposta para o contato
deve ser feita no
RESPONSE de cada REQUEST enviada para as URLs configuradas nos menus. 
É possívelacompanhar todas as integrações no painel do gestor, em: Relatórios > Integrações
IMPORTANTE:
Caso aconteça algum erro na integração, por padrão, será enviado o menu inicial para o contato.

FLUXO DA INTEGRAÇÃO

Quando o contato selecionar o menu de Integração, será feito um REQUEST do tipo POST para a URL configurada no MENU, enviando o JSON com todos os dados dele. No RESPONSE deverá ser retornado o JSON com um dos padrões abaixo, dependendo
do que deseja responder para ele.

 

Na solicitação HTTP, será incluído o header mz-integration, contendo a informação  configurada no menu. Esse header serve apenas para você fazer algum tipo de controle de 
segurança, então você pode colocar qualquer informação nesse campo.

REQUESTS

O corpo da solicitação HTTP é enviado no formato JSON e atende o padrão abaixo. Os atributos com asterisco, são obrigatórios.

 

  • *id: código da solicitação.
  • *text: texto que o contato
  • *contact: informações do contato em nosso
    • *uid: código do
    • *type: origem do contato, podendo ter as opções: WHATSAPP, FACEBOOK e
    • *key: número do telefone ou código do canal do cliente
    • *name: nome do
    • *fields: campos de segmentação.
  • data: o conteúdo desse atributo será dinâmico, pois você irá informar na resposta de uma solicitação.

 

Veja um exemplo do corpo da solicitação que será enviada no início da integração:

RESPONSE

As mensagens que são retornadas de seus sistema, deverão seguir alguns critérios para tudo funcionar perfeitamente. Cada tipo de mensagem tem um comportamento diferente em nosso Bot

MENU

É possível retornar novos menus dinâmicos, para o cliente navegar.

 

Será enviada uma mensagem de texto para o contato na estrutura de menus, podendo conter anexos, exigindo a escolha de uma das opções listadas.

 

O corpo da solicitação HTTP é enviado no formato JSON e atende padrão abaixo. Os atributos com asterisco, são obrigatórios.

 

     *type: MENU.

     *text: texto que será enviado para o contato.

     attachments: lista de anexos que serão enviados.

     *position: a posição do anexo, referente ao texto, podendo ser: BEFORE (antes) ou AFTER (depois).
     *type: tipo do anexo, podendo ser: IMAGE (imagem) ou DOCUMENT (documento).

     *name: o nome do anexo.

     *url: o caminho público onde está o anexo.
            
             ●     *items: opções que serão listadas para o contato.

     *number: número da opção.

     *text: texto que será apresentado após o número.

     *callback: o caminho que será solicitado quando o contato escolher essa opção.

     *endpoint: o caminho público que será solicitado.

     data: estrutura em JSON, contendo informações adicionais que serão enviadas na solicitação.

 

Veja um exemplo do JSON que deverá vir no RESPONSE:

PERGUNTA

Será enviada uma mensagem de texto para o contato, podendo conter anexos, esperando apenas uma mensagem de texto do contato.

O corpo da solicitação HTTP é enviado no formato JSON e atende o padrão abaixo. Os atributos com asterisco, são obrigatórios.

  • *type: QUESTION.
  • *text: texto que será enviado para o contato.
  • attachments: lista de anexos que serão enviados.
    • *position: a posição do anexo, referente ao texto, podendo ser: BEFORE (antes) ou AFTER (depois).
    • *type: tipo do anexo, podendo ser: IMAGE (imagem) ou DOCUMENT (documento).
    • *name: o nome do anexo.
    • url: o caminho público onde está o anexo.
  • *callback: o caminho que será solicitado quando o contato escolher essa opção.
    • *endpoint: o caminho público que será solicitado
    • data: estrutura em JSON, contendo informações adicionais que serão enviadas na solicitação.

 

Veja um exemplo do JSON que deverá vir no RESPONSE:

INFORMAÇÃO

Será enviada uma mensagem de texto para o contato, podendo conter anexos.

 

O corpo da solicitação HTTP é enviado no formato JSON e atende o padrão abaixo. Os atributos com asterisco, são obrigatórios.

 

  • *type: INFORMATION
  • *text: texto que será enviado para o contato.
  • attachments: lista de anexos que serão enviados.
    • *position: a posição do anexo, referente ao texto, podendo ser: BEFORE (antes) ou AFTER (depois).
    • *type: tipo do anexo, podendo ser: IMAGE (imagem) ou DOCUMENT (documento).
    • *name: o nome do anexo.
    • *url: o caminho público onde está o anexo

 

Veja um exemplo do JSON que deverá vir no RESPONSE:

DIRECIONAR PARA UM MENU ESPECÍFICO

O seu contato será direcionado para o menu informado.

O corpo da solicitação HTTP é enviado no formato JSON e atende o padrão abaixo. Os atributos com asterisco, são obrigatórios.

  • *type: DIRECT_TO_MENU.
  • *menuUUID: uuid do menu que será redirecionado

Veja um exemplo do corpo da resposta:

CRIAR UM ATENDIMENTO

Irá criar um atendimento para o departamento informado.

 

O corpo da solicitação HTTP é enviado no formato JSON e atende o padrão abaixo. Os atributos com asterisco, são obrigatórios.

 

  • *type: CREATE_COSTOMER_SERVICE.
  • *departmentUUID: uuid do departamento.
  • userUUID: uuid do atendente.

 

Veja um exemplo do corpo da resposta para criar apenas para o departamento:

Veja um exemplo do corpo da resposta para criar para o departamento e atendente:

Olá! Preencha os campos abaixo para
iniciar a conversa no WhatsApp